terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Pamela Courson and Jim M.


Pamela Susan Courson conheceu Jim Morrison em 1966, mas ninguém sabe na realidade onde eles se conheceram. Alguns amigos do Jim dizem que eles se conheceram numa festa num campus de uma universidade, outros dizem que eles se conheceram num dos shows da banda de Morrison ainda no início. De acordo com outras fontes, foi John Densmore que primeiro demonstrou interesse em Pamela. Mas quando Jim e Pam tiveram seus olhares cruzados, perceberam que não seria Densmore que iria se relacionar com Pamela.
Pamela era uma garota ruiva com apenas 18 anos. Ela tinha sardas nas costas das mãos, distribuídas sobre um rosto pálido e delicado. Ela usava seus cabelos partidos no meio, lisos e longos. Seus olhos eram seu traço mais marcante: maiores do que o normal, davam a aparência de ser uma pintura de Walter ou Margareth Keane. Pamela era adorável, dependente e vulnerável. A relação entre Jim e Pam pode ser descrita como amor-ódio. A maioria das pessoas que os conheciam dizia que eles brigavam muito, às vezes por motivo nenhum. Suas vidas eram como uma montanha russa. Pamela costumava jogar qualquer que visse na sua frente sobre Jim quando eles estavam brigando e muitas vezes expulsou-o de casa. Apesar de tudo, Jim continuava a dizer para seus amigos que Pamela era uma criança doce e era o complemento de sua existência. A prova disso é o fato da maioria das músicas e poemas escritas por Morrison serem dedicados a Pamela. Frases famosas como "She lives on Love Street" foram inspiradas em Pamela e eram escritas como um apelo ao seu amor.
Pam e Jim providenciaram inúmeras vezes uma licença para se casarem mas eles nunca realmente se casaram. Muitos amigos de Jim falam que ele realmente amava Pam mas não estava preparado para tomar um passo tão decisivo em sua vida: casar-se. Morrison tinha uma imagem a preservar: ele era Jim Morrison, o símbolo sexual, o desejado pelas mulheres. Apesar disso, Jim pensou na segurança de Pam escrevendo um testamento onde ele deixou para Pamela tudo que ele tinha na ocasião de sua morte.
Jim amava presentear Pamela. Tudo que ela desejava Jim dava a ela. Uma vez, o advogado de Morrison disse a ele que seu par cósmico estava gastando em proporções cósmicas e Jim respondeu a ele que preferia gastar dinheiro com ela a gastar com advogados. Jim presenteou Pam com uma butique que ela chamou de Themis, o deus da justiça e da ordem na mitologia grega (um dos nomes cogitados para a butique foi Fuckin' Great). Jim teve muito orgulho de Pam porque ela realmente queria se dedicar em desenhar roupas e cuidar da loja, tanto que uma vez uma revista convidou Jim para revelar quem era seu estilista e tirar algumas fotos com as roupas desenhadas por ele. Jim revelou que era Pam quem desenhava suas roupas. O ensaio de fotos que eles fizeram para a revista representa as mais belas fotos coloridas de Pam e Jim. Morrisom gastou muito dinheiro com a butique de Pamela, mas ele não se importava, ele queria que ela tivesse a loja.

Em 1971 Jim e Pam viajaram para Paris com o intuito de morarem lá por uns tempos. O desenrolar dos acontecimentos (como o julgamento de Morrison) fizeram com que Jim e Pam resolvessem mudar para longe de Los Angeles. Pam chegou a dizer a Jim que se ele não partisse ela partiria sozinha. Eles passaram a morar num pequeno mas confortável apartamento na Rua Beautreilles.O casal permaneceu em Paris por 6 meses. Jim estava escrevendo poesias e parecia a Pamela e alguns amigos parisienses que ele estava se recuperando. Mas à medida que o tempo passava, Jim começou a beber novamente- para o desespero de Pamela. Uma noite, de acordo com o depoimento de Pamela, eles saíram com alguns amigos para assistirem um filme e ao voltarem para casa, foram dormir. Pamela comenta que Jim estava tendo problemas respiratórios há algum tempo e se recusava a ir ao médico. Pamela acrescenta que Jim acordou e disse que não estava se sentindo bem e que ia tomar um banho. Pamela levou uma tigela ao banheiro e Jim vomitou. Depois disso, disse para Pamela ir dormir e que ele se juntaria a ela num minuto. Pamela adormeceu e quando acordou percebeu que Jim ainda não tinha ido dormir. Então, se dirigiu ao banheiro e viu que Jim ainda estava na banheira. Tentou acordá-lo e não conseguiu. Preocupada, tentou tirá-lo da banheira, mas em vão. Pam ligou para um amigo que ao chegar no apartamento ligou para um médico. Nenhuma autópsia foi feita e a causa oficial da morte de Morrison foi ataque do coração. Jim foi enterrado em Père Lachaise e apenas cinco pessoas assistiram ao seu enterro.

Depois de voltar para os Estados Unidos Pam não sabia como prosseguir sem Jim. Ela comentava que não sabia o que fazer e que não sabia como iria viver sem Morrison. Apesar de que seu coração sempre pertenceria a Jim, dois anos depois de sua morte Pam iniciou um novo relacionamento com Randy Ralston e Pam parecia estar mais otimista com ralação a sua vida. Mas isto não durou muito tempo. Pamela Courson morreu em 1974 de uma overdose de heroína. Sua morte foi misteriosa, ninguém sabe o que realmente aconteceu. Algumas pessoas cogitam suicídio (na véspera de sua morte, Pam comentou com uma amiga que já era tempo dela se juntar a Jim). Os amigos de Jim e Pam dizem que ela nunca se recuperou da morte do companheiro. Pamela morreu com a mesma idade que Jim morreu: 27 anos. Um amigo de Pamela que estava morando com ela na ocasião de sua morte disse a polícia que ela estava usando heroína por mais de um ano mas o médico que a examinava disse que ela não tinha um hábito pesado depois de examinar as condições físicas de Pamela. Os pais de Pamela contrataram um detetive pra investigar a morte da filha mas nada de relevante foi descoberto. Para muitos (inclusive para mim) Pam só queria morrer e se juntar a seu par cósmico. Pam morreu antes de poucos dias da Justiça Americana reconhecê-la como esposa de Morrison.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou simpatico, sincero, divertido e amigo.